Skip to main content

IDBx: Gestão de riscos em projetos

4.4 stars
8 ratings

Aprenda a gerenciar com antecedência os eventos positivos e negativos que possam afetar a execução de um projeto de desenvolvimento.

10 weeks
2–3 hours per week
Self-paced
Progress at your own speed
Free
Optional upgrade available

There is one session available:

12,676 already enrolled! After a course session ends, it will be archivedOpens in a new tab.
Starts Mar 28

About this course

Skip About this course

É comum ver equipes de projetos tendo que investir grande parte de seu tempo para resolver problemas em vez de preveni-los. A gestão de riscos de projetos procura gerenciar antecipadamente os eventos positivos e negativos que possam afetar o projeto, a fim de aumentar sua probabilidade de êxito.

O que você estará apto a fazer ao final deste curso?

  1. Identificar riscos em cenários de incerteza.

  2. Definir quem pode apoiá-lo.

  3. Entender como gerenciar riscos em situações em que os recursos são limitados.

  4. Estabelecer estratégias para responder aos riscos.

  5. Monitorar e atualizar os riscos ao longo do projeto.

A quem se dirige este curso? A profissionais da América Latina e do Caribe, particularmente a:

  • Diretores ou supervisores de projetos.

  • Membros de equipes de projetos.

  • Financiadores.

  • Funcionários públicos de entidades nacionais, subnacionais e municipais.

  • Profissionais de diversas áreas, que contribuem para a formulação e execução de projetos.

  • Profissionais interessados na gestão de riscos em projetos de desenvolvimento.

Ao fazer este curso, você terá a oportunidade de compartilhar seu conhecimento e sua experiência com outros participantes. Além disso, terá acesso a um estudo de caso, ao qual poderá aplicar as boas práticas de gestão de riscos em um projeto e fará exercícios práticos, que o ajudarão a compreender conceitos-chave.

O conteúdo apresentado no curso está baseado na metodologia de gestão de riscos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a qual está alinhada com o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), sexta edição, 2017, do Project Management Institute (PMI)®.

Esse curso é na modalidade “ritmo próprio” (self-paced), você poderá se inscrever a qualquer momento, mesmo que o curso esteja aberto há algum tempo. Pode fazê-lo no tempo que dura o curso, no momento que for mais adequado para você.

Se você optar pelo modo Assistente , terá acesso ilimitado ao conteúdo do curso, mas não poderá realizar as atividades avaliadas nem obter o certificado.

Se você optar pelo modo Certificado verificado , você pode acessar o curso de forma ilimitada e realizar as avaliações qualificadas até a data de encerramento, após efetuar o pagamento de 25 US$. Se você passar, além do certificado verificado, você obterá uma credencial digital * que permite mudar a forma de compartilhar suas conquistas acadêmicas e profissionais, como por exemplo, nas redes sociais.

*Você sabia que existe um apoio financeiro para obter o certificado verificado?

A edX oferece auxílio financeiro para aqueles alunos que têm dificuldades para efetuar o pagamento. Inscreva-se no curso e preencha este formulário de assistência financeira.

At a glance

  • Language: Português
  • Video Transcript: Português
  • Associated skills:Project Management Institute (PMI) Methodology, Project Management, Small-Unmanned Aerial Systems (S-UAS), Project Risk Management, Risk Management, Operating Systems

What you'll learn

Skip What you'll learn

Competências que você dominará:

1. Identificar as principais etapas para elaborar um plano de gestão de riscos em projetos de desenvolvimento, segundo a metodologia do BID, a qual está baseada nos padrões internacionais do PMI, para que se alcancem satisfatoriamente os resultados e impactos esperados.

2. Reconhecer o processo de identificar os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas características, a fim de facilitar sua análise e gestão posteriores.

3. Reconhecer os principais elementos do processo de análise de riscos, avaliando e combinando a probabilidade de sua ocorrência e seu impacto, a fim de priorizá-los.

4. Reconhecer as estratégias de gestão de riscos que permitam gerenciar as oportunidades e ameaças que possam impactar os objetivos do projeto.

5. Reconhecer os principais elementos do processo de monitoramento de riscos, otimizando de modo contínuo as respostas, a fim de melhorar a eficiência na gestão do ciclo de vida do projeto.

Learner testimonials

Skip Learner testimonials

Descubra neste mapa alguns depoimentos de participantes do nosso programa.

Frequently Asked Questions

Skip Frequently Asked Questions

O que significa MODALIDADE ASSISTENTE/OUVINTE?

Esta opção permite que você acesse gratuitamente os materiais do curso por tempo ilimitado. No entanto, você não poderá realizar as atividades avaliadas nem obter um certificado ao final do curso.

O que significa MODALIDADE CERTIFICADO VERIFICADO?

Se deseja obter o certificado verificado do curso você deve pagar 25 US$ e aprovar no curso com nota mínima de 65%.

Desta forma, além do certificado de aprovação verificado com seus dados, você terá acesso a todas as avaliações do curso e poderá consultar os recursos de aprendizagem indefinidamente. Se você for aprovado no curso com no mínimo 65%, além do certificado, receberá uma credencial digital adicional que permite transformar a maneira de compartilhar suas conquistas acadêmicas e profissionais, como por exemplo, nas redes sociais.

Como posso me qualificar para obter ajuda financeira para obter o certificado verificado e o distintivo digital?

A edX oferece assistência financeira para estudantes que desejam obter um certificado verificado, mas não podem pagar a taxa. Os alunos qualificados podem receber até 90% de desconto na taxa do certificado verificado para um curso.

Para solicitar assistência financeira , preencha o formulário neste link.

Interested in this course for your business or team?

Train your employees in the most in-demand topics, with edX For Business.